Cirugia Cardio-Torácica – O que devo saber?


A prestação de cuidados de saúde na área da Cirurgia Cardíaca e Torácica é necessariamente complexa. As suas exigências logísticas e técnicas remetem-na a um número reduzido de Centros, que estão obrigados a organizar as suas instalações com todo o equipamento necessário de última geração para a realização de qualquer tratamento cirúrgico cardiovascular ou torácico. Ao mesmo tempo, deverão dispor de uma Unidade de Cuidados Intensivos com pessoal médico e de enfermagem altamente qualificado à realização destes pós-operatórios.

Ler Mais

O que é um Pneumotoráx?


O pneumotórax consiste no aparecimento anormal de ar entre o pulmão e a pleura parietal que é a membrana que reveste a parede interna do tórax. O ar localizado entre o pulmão e a parede torácica provoca um aumento da pressão na cavidade torácica e comprime o pulmão, podendo causar dificuldades respiratórias. É mais frequente nos jovens altos, magros, do sexo masculino e com um predomínio nos fumadores de 6:1 em relação à população não fumadora.

Ler Mais

Hiperhidrose e Simpaticectomia Torácica


A hiperhidrose é uma doença que provoca uma transpiração excessiva muito para além do necessário para a regulação da temperatura corporal, e pode manifestar-se em uma ou mais áreas, como axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça, plantas dos pés e virilhas. A doença tem um impacto profundo na vida do paciente, e pode levar ao isolamento social e à depressão. Quem sofre de hiperhidrose, normalmente, não consegue realizar algumas tarefas consideradas rotineiras e passam a usar de forma constante lenços e guardanapos de papel para poder cumprimentar outras pessoas, escrever, usar o computador e outros instrumentos do trabalho, e até assinar documentos.

Ler Mais

Cirurgia Coronária


A doença coronária corresponde a um fenómeno de “aperto” gradual do diâmetro funcionante das artérias coronárias, o que resulta numa diminuição do sangue oxigenado que chega ao coração. Este “aperto” é provocado pela formação de placas de aterosclerose que se vão acumulando dentro das artérias. À medida que vão crescendo, as placas podem reduzir a quantidade de sangue que passa pelas artérias, de tal forma que esta se torna insuficiente para as necessidades do músculo cardíaco, resultando assim em sintomas como fadiga, falta de ar ou dor, conhecida como angina de peito.

Ler Mais

Tratamento do Cancro do Pulmão por Videotoracoscopia


O cancro do pulmão tem sido desde há várias décadas o tumor maligno mais frequente do mundo. Representa 13% dos novos casos de cancro anualmente. Em Portugal a sua incidência é cerca de 30 casos por 100.000 habitantes/ano. O cancro do pulmão é também a causa mais frequente de morte por cancro representando quase 20% das mortes por cancro. Em Portugal, como no resto do mundo, a sobrevivência destes doentes é uma das menores entre todos os cancros.

Ler Mais